terça-feira, 20 de setembro de 2011

Setembro - Mês da Bíblia

Tema: Travessia: Passo a passo o caminho se faz
Lema: Aproximai-vos da presença do Senhor (Ex 16,9)

Inicia-se em setembro um mês carregado da alegria da primavera e, também, um mês no qual temos a Bíblia como centro das atenções na Igreja.
Neste mês, a proposta é o estudo de alguns capítulos do Êxodo, a saber, Ex 15,22 – 18,27. O Êxodo é um dos eventos fundantes de Israel e fundamental para a fé bíblica. È um acontecimento que perpassa a Bíblia e que nos indica, a cada momento, a ação libertadora de Deus em favor do seu povo e a certeza de sua presença constante, nos inúmeros êxodos da nossa vida. Portanto, estudá-lo é retomar as origens, é reafirmar em nosso interior a fé num Deus que escuta o clamor do povo, vê sua aflição e desce para liberta-lo.
O livro do Êxodo celebra a fé e manifesta a intervenção de Deus, nos acontecimentos humanos. Esta fé nasceu de um acontecimento histórico, em que Deus e o povo se uniram para a conquista da liberdade. Deus escuta o clamor do seu povo, escravo e oprimido no Egito, e une-se a ele num ato de libertação, a fim de que o povo possa sair da terra em liberdade e encontrar a vida.
No decorrer da travessia o povo enfrenta a dificuldade de ser livre e olha para trás, desejando voltar para sua condição e escravo, por medo de enfrentar os novos desafios que a liberdade traz. A escravidão não implica perigos, desde que haja subserviência e obediência cega. A liberdade, por sua vez, implica responsabilidades e riscos. è necessário construir o seu próprio projeto e, para isso, é preciso acreditar em si.
Durante o longo trajeto pelo deserto, o povo é chamado a construir uma sociedade em que não há acúmulo, opressão ou desigualdade, pois cada um recebe exatamente o que necessita para viver (maná), aprende na fidelidade de Deus e é chamado a obedecer a seus mandamentos.
E neste sempre renovado êxodo, a palavra do Papa ajuda-nos a encerrar a reflexão: “Portanto, anunciar a Palavra de Deus começa sempre por nos pedir a nós mesmos um renovado êxodo, deixando nossas medidas e as nossas imaginações limitadas para abrir espaço em nós à presença de Cristo – Palavra Eterna do Pai”.
Que neste mês da Bíblia, a Palavra de Deus alargue mais e mais os horizontes, deixando a Palavra criadora recriar no caminho que leva todas as pessoas ao encontro do Pai.


Fontes:
Serviço de Animação Bíblica (SAB) – Paulinas, 2011
Jornal O Diocesano, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim - ES