quinta-feira, 10 de novembro de 2011

7º. Encontro Diocesano de CEB's

Aconteceu na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2011 em Jerônimo Monteiro o 7º Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base -  CEB’s, com o tema: “CEB’s: Ecologia e Missão e o lema: “Comunidades em missão a serviço da vida”.
            O encontro foi realizado com muita música, dança e palestras. Dentre elas estava à presença do Padre Andherson F. Lustoza, abordando o tema: “Fundamentação bíblico-teológica”. Ressaltou que a CEB’s é um lugar fecundo para escutar a Palavra de Deus e que toda a criação é vista como dom de Deus e mais que isso é uma grande benção para todos e que todos devem contemplar o mundo a partir do falar de Deus, pois, Ele fala e o Homem escuta. Disse ainda, que é preciso as pessoas se converterem à ecologia, pois a criação sofre, a criação geme, mas também todos sofrem porque se percebe que o mundo muda e que não existi tudo mais e assim como disse o Apóstolo Paulo: “N’Ele todas as coisas foram criadas” e é N’Ele que todos devem colocar o seu olhar, pois Deus unificou a criação e por isso todos são convidados a colocar o pé na estrada e dar mais um passo para que o eco da Palavra chegue a todos e que o Homem velho deve dar lugar ao Homem novo pela fé em Jesus Cristo e é preciso contemplar – admirar com o coração, realçar o compromisso com a natureza a luz da Palavra de Deus que nos coloca na direção da conversão ecológica.
    Também estava Ana Paula V.J. Vescovi – gestora ambiental que mostrou um Diagnóstico Socioeconômico da Diocese de Cachoeiro, as perspectivas para o estado do Espírito Santo, os desafios para a sustentabilidade e priorizou a qualidade da educação e disse que uma sociedade que tem boas regras, é uma sociedade desenvolvida.
            Ana Paula falou da importância da preservação da região do Caparão; dos investimentos que o Espírito Santo está atraindo com o seu pólo industrial, principalmente voltada para a região petrolífera e vários outros dados sobre o desenvolvimento do estado.
       Outro palestrante foi o Profº. Sergio Coutinho – assessor do laicado da CNBB – disse que a Igreja nasce a partir do povo, portanto, todos são chamados para a responsabilidade. E nessa responsabilidade a CEB’s é uma escola que forma cristãos comprometidos, como registrado na experiência dos Atos dos Apóstolos. Ressaltou a importância dos documentos de numero 25 e 92 da CNBB que falam especificamente da CEB’s.
        Também estava presente assessorando o encontro, Dalva Ringuier – Secretária Executiva do Consórcio Caparão – discutiu o tema: Biodiversidade, realidade ecológica e educação no sul do Estado. Ressaltou que não adianta fazer educação ambiental se nós não estamos praticando-a e que a cada dia a cultura está se perdendo. Por último disse que Deus é Pai e a Terra é a Mãe na qual estamos desprezando-a.
         Junto com Dalva estava o Dr.Wagner Eduardo Vasconcellos do Ministério Público na qual disse que todos tem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme o artigo 225 da Constituição e todos tem o direito de defender o meio ambiente, apoiado pelo Ministério Público.
      Marcou presença também o Profº. Luiz Fernando Schettino que abordou o tema: “Estilo de vida e sustentabilidade”. Ressaltou que todos precisam pensar no erro e pensar coletivamente; é preciso um novo olhar para o Meio e que o desafio é ver toda a dimensão da Questão Ambiental.
         No último dia do encontro do encontro a formação ficou por conta do Pe. Helder Salvador e a equipe do COMIDI com o tema: “Comunidade e Missão” que disse que não existi Missão que não gere Comunhão e que tudo precisa estar a serviço da Missão – pois “a Missão envolve todos, tudo e sempre. O Evangelho é um dom a partilhar, uma boa noticia...(Bento XVI).
         Durante os intervalos houve apresentação dos regionais, abordando o tema do encontro e a Campanha da Fraternidade 2011 com as experiências já realizadas nas comunidades.
         Um momento muito proveitoso foi a Fila do Povo – onde eles puderam dar opiniões, criticar e propor gestos concretos que saíssem do encontro.
         Várias pessoas estiveram presentes na CEB’s. Ao todo 1200 pessoas – sendo 939 inscritos/delegados e os demais como equipes de serviços espalhados em vários setores. Também estiveram os padres – diáconos – seminaristas – religiosos e religiosas, sem contar com a presença ativa do bispo diocesano Dom Dario Campos no meio do povo.
            O encontro encerrou com missa presidida por Dom Dario Campos  e co-celebrada pelos padres presentes e todo o povo nestes três dias de muita alegria.

 Pe. Helder Salvador 


 Pe. Gelson - Pe. Andherson- Ana Rita Vescovi - 
Dalva Ringuier - Dr. Wagner Vasconcellos - Profº. Sergio