Neste ano, a CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos Brasileiros), propõe para 2011, a Campanha da Fraternidade, com o tema: “Fraternidade e vida no planeta”, e como lema: “A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)”. Nesse intuito, a CNBB, propõe a todas as pessoas, a terem um novo olhar para a natureza, e que percebam, como que aos poucos, o Homem, vem acabando com o nosso Planeta Terra.
Essa campanha aborda principalmente o tema do aquecimento global, e das mudanças climáticas, que a cada ano, é mais intensa e crescente. Esse desequilíbrio ambiental, já vem sendo discutido a um bom tempo, e á pesquisadores, que afirmam que o aquecimento global, é devido aos próprios processos naturais, e á os que afirmam que o planeta está apresentando aquecimento, devido ás grandes quantidades de emissões de gases de efeito estufa, que se intensificam com a industrialização acelerada.
Nos últimos anos, estamos sentindo de perto os gemidos de nosso planeta, sejam elas em terremotos ou inundações. E essa campanha, vem nos alertar, que ainda a tempo de reverter essa situação, que poderemos então, transformar esses gemidos de dor em gemidos de amor e esperança.
Essa campanha vem nos alerta que não é só a maioria das pessoas, que devem se preocupar com o nosso planeta, (planeta este que é a nossa casa), e sim, para que todas as pessoas possam ser fraternas, e juntas gerar novas ações que nos levam a um bem comum.
Os objetivos gerais dessa campanha, é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade, sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta (cf. texto base – CF 2011).
Para que nesse período quaresmal, possamos refletir sobre o nosso Planeta, e que possamos vivenciar o nosso próprio batismo, e juntos, como povo unido em Cristo, possamos propor novos caminhos para a superação dos problemas ambientais, relacionados ao aquecimento global. Que o Senhor da Vida nos abençoe em nossa caminhada quaresmal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário