Para nós, católicos, o mês de agosto é conhecido como vocacional. A palavra vocação faz muitos pensarem que isso é “coisa” de padre e irmã, porém, o termo é bem mais amplo e não se restringe a uma ou outra vocação. Sabemos que é Deus que chama, este chamado leva em conta a pessoa em sua totalidade, começando pelo nome, passando pela família e pela sua história. Nada fica de lado em sua vida. Todos são chamados, todos são convidados a responder ao Deus da vida. Precisamos descobrir como responder a este convite divino. È normal que por vezes sintamos medo de errar ou não nos consideramos capazes de responder. Porém, se Deus chama para algo é porque somos capazes, Aquele que nos criou nos conhece profundamente. Deus não escolhe apenas um “tipo” de pessoa, mas, seu chamado é para todos, sem exceção.
Propostas:
Os caminhos que Deus propõe a cada pessoa têm ligação com a harmonia da criação. Vejamos: 1. “...E Deus disse: crescei e multiplicai-vos...” (Gn 1,28). Para isto acontecer, Ele convida pessoas, que através do amor mútuo, numa vida a dois, dêem vida e novos seres – é a Vocação ao Matrimônio. 2. O ser humano é composto de corpo e espírito; ambos convidados a crescerem e a se desenvolverem no seu todo. Para o corpo temos o alimento, mas alguém deve ocupar do nosso aspecto espiritual. Eis então, que alguns são chamados à Vocação Sacerdotal, com missão de cuidar do ser humano como um todo. 3. O ser humano foi criado para a eternidade que herdou como filho e filha de Deus pelo batismo. Quem irá nos lembrar disso? São as pessoas que Deus chama à Vida Consagrada (Mt 19,21). Os religiosos e as religiosas, com seu testemunho de vida na prática dos Conselhos Evangélicos de pobreza, castidade e obediência, continuamente lembram a todos que esta vida passa e que é preciso viver de acordo com a Lei de Deus, para alcançar a vida eterna – é a Vocação à Vida Consagrada. 4. E temos ainda a Vocação Laical. São homens e mulheres, casados ou solteiros que, sentindo um chamado especial de Deus, colocam-se a serviço dos irmãos e irmãs, nos âmbitos da Igreja e mesmo da sociedade: são os/as catequistas, liturgistas, ministros... e todos os que se dedicam às instituições de caridade.
Deus pôs no coração de cada um, o insaciável desejo de felicidade. Colocou e ainda coloca diante da pessoa, vários caminhos para que, conhecendo-os possa escolher, e assumindo-os, possa encontrar a sua realização.
Rosa Clara Franzoi, MC, é animadora vocacional
Patrick Gomes Silva, imc, é diretor do Centro Missionário José Allamano
Nenhum comentário:
Postar um comentário